01 maio 2017

A Evolução da Maquiagem


Oi gente, venho pensando sobre quem começou com essa história de pintar o rosto, como surgiram os produtos de maquiagem e tals... Pois foi através desses questionamentos que fiz, que vim contar pra vocês um pouco do que descobri. Confiram 👇:

O começo de tudo se deu lá Egito, onde tanto os homens quanto as mulheres pintavam os olhos e marcavam as sobrancelhas com hena, carvão e uma substância chamada khol. O fato é: a pintura, naquela época, não era feita por vaidade. O povo egípcio acreditava que os olhos pintados serviam como uma espécie de escudo para doenças e infecções, e que os deuses chamados Horus e Ra ajudavam a protegê-los quando eles eram coloridos assim. A Cleópatra, que preenchia o olhar e as sobrancelhas de forma que lembrasse um gato é a maior referência do visual dessa época.
Confira essa evolução da década de 1920 até os dias de hoje. 👇


Década de 20
Os anos 20 foram marcados pela liberdade. As bandas de jazz surgiram fazendo sucesso e levando todos aos salões para dançar e curtir uma boa música. O batom na cor carmim, que formavam um coração bem ao centro dos lábios era a maior característica da época. Um traço médio marcava a pálpebra superior, bem rente aos cílios, e as sobrancelhas eram completamente raspadas e redesenhadas com lápis.


Década de 30
Crise de 29. A liberdade se apaga e a economia sofre uma dura recessão. A maquiagem, então, por ser algo belo, passa a ser vista como uma forma de escapar da realidade. Os olhos aparecem mais marcados e bem contornados, a pele mais caprichada e os lábios oscilando entre o vermelho e o rosa, mas sempre dando muito valor ao volume da boca.


Década de 40
A guerra abalou o mundo da beleza. Não havia matéria-prima para a fabricação dos cosméticos e a mulher teve que improvisar seus produtos. Graxa, carvão, pétalas de rosas e frutas vermelhas entravam na lista dos novos produtos. O delineado de gatinho começa a aparecer, as sobrancelhas e as bochechas são bem marcadas e os lábios mais naturais, apenas levemente rosados.


Década de 50
A Segunda Guerra Mundial acaba e temos o cenário contrário da década anterior. A fabricação dos cosméticos volta e aparece com muito mais variedade e se torna destaque nas lojas. A mulher se torna mais sofisticada, glamorosa e feminina. Os olhos aparecem mais elaborados, pela primeira vez com sombras de tons diferentes se misturando. Lábios vermelhos, cílios postiços, muita máscara e muito delineador marcam a época.


Década de 60
O auge da prosperidade financeira. O início do movimento hippie e, com ele, as cores começam a surgir na maquiagem. Laranja, roxo, azul, rosa, dourado e verde eram cores muito usadas nos olhos, mais alegres pela primeira vez e o grande destaque do momento.


Década de 70
O movimento hippie continua, mas a maquiagem, aos poucos, vai deixando a extensa cartela de cores de lado. A cintilância é a nova estrela da vez, aparecendo tanto nas sombras quanto nos lábios.


Década de 80
Muito brilho, exagero e… música pop! A música começa a influenciar diretamente a moda e a beleza e os cantores viram ícones de estilo. Os olhos voltam a ganhar cor, um leve contorno e o blush bem marcado aparece em alta. Destaque, também, para o cabelo bem frisado e armado, característico da época.


Década de 90
A maquiagem começa a ficar mais leve, mais natural. Uma sombrinha branca, acompanhada de um traço simples de lápis rente aos cílios superiores. O batom começa, pela primeira vez, a variar os tons. Marrons, roxos, rosa queimado e tons terrosos aparecem. E, as divas da música continuam a ter bastante influência nesse universo.


Anos 2000
O chamado “gótica suave” aparece. O principal e registro certo da época eram os olhos bem pretos, completamente marcados em cima e em baixo. Blush marcado e as sobrancelhas finas também caracterizam a época.

Hoje

Compõe-se o visual com uma mistura de tudo isso acima. Maquiagens neutras e coloridas são usadas. Batons neutros e mais chamativos, blush rosado ou contorno, maquiagem opaca ou com muito iluminador… Tudo é válido e a maquiagem, muito mais que beleza, se transformou em uma forma de expressão!

Espero que tenham gostado!!!

Bjo 💕 😘

Nenhum comentário:

Postar um comentário