26 novembro 2016

A importância do Cálcio para a saúde


O cálcio é um mineral muito importante no funcionamento do nosso corpo e atua na formação dos ossos e dentes, na coagulação e ajuda nas funções neuromusculares. Esse é o mineral que aparece em maior quantidade no nosso organismo – sendo que 99% estão nos ossos e dentes.
É importante lembrar que, se ingerirmos uma quantidade elevada desse mineral, nosso organismo tende a evitar muitas doenças, como por exemplo: a osteoporose, obesidade, câncer de cólon e até hipertensão.

Como saber se meu organismo está com falta de cálcio?


O principal maleficio da falta de cálcio está na fraqueza dos ossos, podendo causar até danos musculares. A falta do mineral ainda pode causar cãibras, pressão alta, dor na coluna, cólicas menstruais muito fortes, unhas fracas, cáries, artrite e até te deixar mais propenso a sofrer uma depressão!

O mais indicado é procurar um nutricionista que pode dizer se o mineral está em falta no seu organismo através de um Exame de Cálcio Sérico, visando medir os níveis de cálcio na corrente sanguínea. O médico também vai saber indicar qual o melhor tratamento para você, já que o nível do mineral pode ser reconstituído de várias formas: com a reposição em altas doses na alimentação, com suplementos ricos em cálcio, com vitamina D (que aumenta a absorção do cálcio no organismo) e, em casos mais extremos, com aplicações diretas no sangue.

Recomendações e fontes de cálcio


A Organização Mundial da Saúde recomenda que um adulto deve ingerir, ao menos, 100g de cálcio por dia. O leite e seus derivados são as principais fontes de cálcio, seguidos por peixes e vegetais.

Dica: alguns alimentos ricos em cálcio de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)
Laranja-lima (180g) – 56 mg de cálcio.
Leite integral  (1 copo) – 295 mg de cálcio.
Mamão formosa (170g) – 42 mg de cálcio.
Pão de queijo (2 unidades médias) – 41 mg de cálcio.
Pescada frita (120g) – 454 mg de cálcio.
Queijo fresco (56 g) – 324 mg de cálcio
Sardinha assada (50g) – 219 mg de cálcio.
Iogurte Desnatado (245g) – 488 mg de cálcio.


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