24 outubro 2016

5ª Avenida


Considerada por muitos como a avenida mais famosa do mundo, a Quinta Avenida é um dos pontos turísticos mais elegantes e cheios de glamour da cidade, pois é nela em que se encontram grandes lojas das principais grifes que existem. Com cerca de 1,5 quilômetro de extensão, os visitantes que passeiam pelo local ainda podem apreciar outros monumentos importantes da cidade, como é o caso da Biblioteca Pública de Nova York e o Rockefeller Center.

HISTÓRIA
Até meados do século XIX, a Quinta Avenida era uma região majoritariamente residencial, algo que só começou a mudar em 1893, com a inauguração do Hotel Astoria. Nos anos seguintes, foram erguidos os primeiros edifícios comerciais da avenida, assim como as primeiras lojas de departamento da época, como a B. Altman and Company.
Com o aumento considerável do fluxo de pessoas que passavam diariamente pelo local, a avenida precisou ser ampliada no início do século XX, período no qual ela começou a ser reconhecida como uma região nobre da ilha de Manhattan, onde a elite novaiorquina se dirigia para fazer compras.
Durante o século XX, a avenida se estabeleceu como um dos maiores símbolos de Nova York após servir como cenário de inúmeros filmes e livros. Atualmente, ela permanece sendo um dos pontos mais prestigiados da cidade, onde é possível encontrar lojas grandiosas de grifes como Louis Vuitton, Giorgio Armani, Harry Winston e muito mais.


O QUE VER NA QUINTA AVENIDA?
Um dos passeios mais populares entre os visitantes que estão na cidade, a 5ª Avenida possui diversas atrações, sendo assim capaz de agradar a todos os gostos. Entre as lojas, um dos grandes destaques é a Apple, que possui um design totalmente inusitado, com as paredes da entrada feitas inteiramente de vidro.


Também é na avenida onde se encontra um dos maiores templos religiosos da cidade, a Catedral de St. Patrick, uma grandiosa igreja construída em meados do século XIX em estilo neo-gótico. Com torres de mais de 100 metros, a catedral é toda feita em mármore branco e possui esculturas de artistas famosos em seu interior, como é o caso da estátua de Pietá, elaborada por William O. Partridge. Tudo isso torna o local um lugar muito interessante para se conhecer e tirar fotos.
Por fim, a 5ª Avenida é ainda um importante centro cultural da cidade, pois é nela em que se encontram o Metropolitan Museum, o Guggenheim e a Biblioteca Pública, entre outros locais que merecem ser conferidos por quem está passeando por Nova York.